Diferença entre mármores e granitos

marmore-ou-granito-marmorato-foz

Uma dúvida comum que surge quando as pessoas desejam fazer uma bancada para cozinha ou revestimento de piso e paredes é sobre qual tipo de pedra utilizar: mármores ou granitos? É frequente a confusão entre os dois termos. Apesar de ambos serem pedras naturais, cada um possui características técnicas distintas. Nessa postagem você vai entender a diferença entre mármore e granito.

A primeira diferença está na composição de cada pedra. O mármore é uma rocha metafórica originária do calcário e sua coloração varia dependendo dos minérios presentes, podendo ser predominantemente branca, acinzentada, de coloração creme com veios escuros, esverdeadas ou ainda predominantemente pretas.

O termo rocha metafórica é empregado no mármore por ele ter sido inicialmente um calcário comum. Ele então passou por transformações físicas e químicas devido a altas temperaturas e pressões no interior da Terra.

O granito é composto principalmente pelos minérios quartzo, feldspato e mica. Ele é uma pedra mais dura e forte do que o mármore, além de possuir cores mais mescladas por causa da disposição interna de minerais. Isso faz com que o granito tenha uma aparência mais luminosa em comparação ao visual mais uniforme e suave do mármore.

Por conta de o granito ser uma rocha mais dura que o mármore, pode-se dizer que ele é mais resistente. Essas características tornaram o granito bastante utilizado em bancadas de cozinha ou áreas de serviço, pois no passado era conhecido por ser mais resistente a riscos e manchas ocasionados pelo uso de facas afiadas ou derramamento de líquidos. Porém atualmente o mercado de rochas possui impermeabilizantes de qualidade, que quando utilizados de forma apropriada permitem a utilização de mármores em áreas molhas como cozinhas e banheiros assegurando maior resistência para riscos, absorção de líquidos e corrosões.

Open chat